A Nossa Pós

A Pós-graduação em Psicopedagogia oferecida pelo SIEEESP traz um diferencial importante para todos que buscam ampliar seus conhecimentos na área da educação: a oportunidade de uma formação sob o enfoque da Psicopedagogia na Pós-Modernidade, trazendo as últimas atualizações nas áreas da Neurociência, Psicologia e Pedagogia, privilegiando uma prática inovadora.
Os profissionais com essa especialização poderão atuar na área clínica e institucional, em nível preventivo e terapêutico.

Objetivos do curso:

- favorecer o conhecimento teórico e prático-vivencial para atuação em instituições e clínicas;
- identificar os diversos distúrbios do desenvolvimento (orgânico, psicológico e intelectual);
- avaliar os aspectos afetivo-cognitivos que interferem nas situações de ensino e aprendizagem;
- atuar de maneira precisa contra o fracasso escolar;
- favorecer uma efetiva transformação no “ser” e no “fazer” do educador.

Público-alvo: Pedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos e outros profissionais que atuem nas áreas da Educação e Saúde, com formação universitária.






segunda-feira, 25 de junho de 2012

Aula da Profª Lídia Lacava - Psicopedagogia & Arteterapia – Pontos de Convergência

- PARTE I -

Mensagens da Profª Lídia

      O que é um “grupo” na concepção da Gestalt-terapia? “Grupo é considerado não somente como uma coleção de indivíduos, mas como um potente meio psicossocial que tanto afeta profundamente os sentimentos, as atitudes e comportamentos dos indivíduos daquele sistema, como em seu inverso, é profundamente afetado pelos sentimentos, atitudes e comportamentos dos indivíduos que o compõe”. 
                                                         (Kepner)

Refletindo sobre a vivência...

Para que a cura aconteça, o terapeuta deve possuir: confiança, fé, humildade e amor em seu fazer, mas não deve esquecer que o elemento responsável pela cura é o próprio grupo e não ele. De sua postura, de seu cuidar e cuidados com os seres é que a cura se manifestará. O sujeito se torna mais livre para se rever, se perceber e, assim, mudar. Quando percebe o caminho do outro... acaba encontrando o seu próprio. O grupo se fortalece e se torna cúmplice quando nota que alguém vai, aos poucos, mostrando seu lado mais escuro. Isso encoraja o outro a também começar a nomear e dialogar com seus sentimentos mais amedrontadores.  Esse é o momento mágico em que o sentir e o expressar de um, ressoa no sentir e expressar do outro... do grupo...         
                                                   (Lídia Lacava)




O ato de ensinar, aprender, construir conhecimento é movido pelo desejo e pela paixão... Ensinar possibilitando, instigando, provocando cada aluno a assumir a educação de seus desejos, voo único de libertação, para a construção de sua autoria e destino.
                                                (Madalena Freire)

 Umas dúvidas, umas inquietações, uma certeza de que as coisas estão sempre se fazendo e refazendo e, em lugar de inseguro, me sentia firme na compreensão que, em mim, crescia de que a gente não é, de que a gente está sendo.
                                                      (Paulo Freire)

Nenhum comentário:

Postar um comentário